26 de Junho
Leitura bíblica: Provérbios 31.10; Mateus 1.18-25
O que é virtude? Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo que pratica o bem. Na minha concepção, Maria era uma mulher extremamente virtuosa, pois havia nela características de bondade, coragem, obediência e responsabilidade. Na Bíblia, nós vemos Deus confiando a Moisés o Seu povo; confiando, assim também, um trono a Davi. Mas, à Maria, Deus confiou o Seu próprio Filho, que era e é Seu bem maior. Ninguém entrega seu filho a uma pessoa à qual não tem confiança.
E, hoje, as mulheres recebem todos os dias grandes desafios nos vários setores sociais e na igreja. Mulheres ocupam cargos pastorais, postos de liderança dentro da igreja, da política, do mercado de trabalho e do mundo. Maria, mesmo sendo muito nova, ousou aceitar ser mãe do filho de Deus, aceitando ser julgada pela sociedade tão patriarcal, segundo a qual uma gravidez fora do casamento gerava um grande escândalo, e até colocava a integridade da mulher em risco.
As punições às quais ela estava sujeita eram bem severas, e até poderiam levá-la à morte; mesmo assim, a fim de cumprir o propósito de Deus, ela foi ousada em fé e obediência. A coragem de Maria trouxe luz ao mundo a salvação aos homens. Hoje, Deus continua nos convidando para sermos virtuosos, ou seja, bondosos, corajosos e obedientes para fazermos sua pura e perfeita vontade; fazendo com que Jesus nasça nos corações das pessoas.
Ainda é preciso ter muita coragem e obediência para deixar que Jesus nasça através de nós, tanto onde estamos inseridos quanto no nosso trabalho, faculdade, família ou mesmo entre amigos. Para refletir: você tem sido virtuoso(a) diante dos desafios que Deus tem proposto para você e pra sua geração?
Suzan Fernandes