LIÇÕES

Devocional 27-01

27 de Janeiro

Leitura bíblica: Jonas 1.1-7; 11-15; 2.1-10

Jonas era um profeta usado por Deus. Toda pessoa usada por Deus tem a tendência a obedecer. No caso de Jonas, Deus ordenou para que fosse a Nínive falar ao povo da sua malícia. Esta tarefa mexeu com Jonas, porque Israel tinha sofrido a destruição de Samaria (Samaria capital da Assíria).  

Creio que Jonas lá no seu íntimo estivesse dizendo: como darão ouvidos a mim, um simples profeta? Só que o Senhor o constituiu profeta. Ele jamais iria sozinho, o Senhor estaria com ele e diria o que deveria falar. Quando Deus nos dá uma tarefa que a nós parece impossível, é como se Ele dissesse: Eu estarei contigo, apenas obedeça.

Jonas se recusou a obedecer ao chamado de Deus para ir a Nínive. Houve uma inversão de lugares, Jonas sem perceber se colocou no lugar de Deus. É como se Jonas dissesse: ainda que eu vá a Nínive, o Senhor não pode estender as tuas misericórdias sobre um povo tão cheio de maldade.

Jonas traçou uma nova rota para sua viagem. NÃO PODEMOS MUDAR O PLANO DE DEUS PARA NOSSA VIDA AINDA QUE SEJA CONTRÁRIO AO QUE QUEREMOS OU PENSAMOS. Podemos até fazer diferente, mas, a consequência virá. Ele traçou uma nova rota, mas, não teve bom êxito. Conseguiu a passagem achando que podia fugir dos olhos do Senhor.

Amados/as, às vezes quando desobedecemos ao Senhor, a consequência também é levada para o ambiente em que estamos. Por causa de Jonas, Deus manda uma grande tempestade, e toda tripulação começa a sofrer e se perguntar o porquê. E começam a lançar coisas para fora da embarcação.

Quantas vezes jogamos fora algo que não vai mudar em nada o que estamos vivendo? A tripulação lançava em vão. Tudo estava acontecendo por desobediência de um só homem, JONAS. Enquanto a tripulação trabalhava, Jonas dormia no porão. Quando saímos do centro da vontade de Deus, ficamos insensíveis ao que se passa à nossa volta. E não temos como falar com Deus, porque fugimos da sua presença. “Como se fosse possível.”

O nosso Deus é Deus de verdade e nada fica oculto aos seus olhos. Lançaram sorte para ver por causa de quem estava acontecendo tudo aquilo. E como nosso Deus é Deus que revela, caiu sobre Jonas. E Jonas teve que confessar diante de toda a tripulação, quem ele era, e a que Deus servia. E quem era seu Deus. Ainda que você possa fugir, o Senhor vai te mostrar que Ele é Deus, e que foi Ele quem te chamou. E Jonas reconhece seu erro e disse: lança-me no mar, é por minha causa que sobreveio esta tempestade. Quando ele é lançado ao mar, um grande peixe o engole.

Então, poderíamos dizer: Deus castigou Jonas. NÃO. DEUS USOU DE MISERICÓRDIA COM JONAS. No ventre do peixe ele teve tempo para refletir e ver o quanto ele errou em desobedecer a Deus. Quantas vezes pensamos que Deus deveria castigar fulano pelos seus erros; era isto que Jonas tinha em mente a respeito de Nínive. Deus viu que os ninivitas se converteram dos seus maus caminhos. E Deus se arrependeu do mal que tinha dito que lhes faria e não o fez.

Deus usou de misericórdia com Jonas para que ele entendesse o seu propósito. Que não é de destruir vidas e sim de salvar vidas. Ainda hoje Deus usa de misericórdia para conosco, nos dando oportunidade de arrependimento. Hoje o Senhor nos pergunta: qual tem sido a nossa fuga? Qual caminho temos traçado? Teremos que passar pela experiência de Jonas, para entender o chamado de Deus para nossas vidas? Neste dia Deus quer usar de misericórdia para com as nossas vidas. Aceite a graça de Deus. NÃO É TEMPO DE FUGIR, É TEMPO DE ARREPENDER!

Pra. Rosemary Barbosa