27 de Março
Leitura bíblica: Isaías 53.5
Pilatos entregou nosso Senhor aos oficiais de Roma para ser açoitado. O açoite romano era um dos instrumentos de tortura mais terríveis. Era feito com tendões de bois e ossos afiados trançados entre as tiras, então a cada vez que o açoite brandia, esses pelados de ossos rasgavam a pele e deixavam os ossos da vítima expostos. O Salvador foi, sem dúvida, amarrado à coluna e então, açoitado. Ele já havia apanhado antes, mas o açoite dos oficiais romanos foi, provavelmente, Seu flagelo mais severo. Minh’alma, levante-se e chore sobre Seu pobre corpo ferido!
Crente em Jesus, você consegue encará-lo sem lágrimas, enquanto Ele espelha o amor agonizante? Ele é ao mesmo tempo, justo como o lírio da inocência e vermelho como a rosa de Seu próprio sangue. Ao sentirmos a cura certa e abençoada que Suas pisaduras têm operado em nós, nosso coração não se derrete de amor e lamento? Se alguma vez amamos nosso Senhor Jesus, certamente sentiremos essa afeição arder agora em nosso peito.
Veja como o paciente Jesus se levanta,
Insultado em seu lugar mais baixo!
Pecadores ataram as mãos do Altíssimo,
E cuspiram no rosto de seu Criador.
Com espinhos em Suas têmporas cortadas e ensanguentadas
Mandando rios de sangue para todos os lados;
Suas costas com açoites foram laceradas.
Mas açoites mais afiados rasgam Seu coração.
Gostaríamos de ir para o quarto chorar, mas como nossos negócios nos chamam a sair, oraremos primeiro para que nosso Amado imprima a imagem de Seu corpo ensanguentado nas tábuas do nosso coração o dia todo, e quando a noite vier, retornaremos para nos reunir com Ele e lamentar que nosso pecado lhe custasse tanto.
Charles Haddon Spurgeon
[Adaptado de: Dia a dia com Spurgeon – manhã e noite: devocionais diárias. Trad. Elisa Tisserant de Castro, Sandra Pina. Curitiba (PR): Publicações Pão Diário. 2ª Ed., 2017, p. 192].