LIÇÕES

Devocional 27-10

27 de Outubro

Leitura bíblica: Lucas 24.49; Atos 1.8; Atos 2. 2-4

Como é bom e ao mesmo tempo desafiador falar sobre o Espírito Santo! Depois da morte e ressureição de Jesus, esse foi o acontecimento mais importante na vida do povo de Deus. A descida do Espírito Santo foi algo que marcou a vida da Igreja, mas o desejo do Senhor é que Ele permaneça na Sua igreja ainda hoje.

Aquele momento extraordinário só foi vivido por uma questão de obediência. “[…] ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24.49).

Antes de seus discípulos saírem para anunciar o Evangelho ao mundo, eles precisavam ser revestidos de poder de Deus. Os discípulos esperaram até que, do alto, fossem revestidos do poder de Deus. Esperar por algo certo é diferente. Essa espera era munida de perseverança e expectativas.

Temos o exemplo claro da igreja primitiva. “Todos perseveravam unânimes em oração.” Como Igreja, nós precisamos compreender que todos estavam no mesmo objetivo, na mesma direção, em busca de atingir o mesmo alvo, sintonizados na mesma obediência. “Todos” é um adjetivo completo; sem faltar nenhuma parte. Em Atos, no capítulo 2, diz: “e todos foram cheios do Espírito Santo” (At 2.4a). Aqui, percebemos que os discípulos que estavam no cenáculo tinham o Espírito Santo. Porque a Palavra de Deus diz que ninguém pode pertencer a Jesus Cristo, a não ser pela obra do Espírito Santo.

Quero chamar sua atenção para o seguinte: “ter” não significa “estar cheio”. “Ser cheio do Espirito” é uma ordem de Jesus, se não buscamos para nossas vidas estamos negligenciando a mesma. Para anunciar o Evangelho, não basta ter o Espírito Santo; tem que estar cheio do Espírito Santo. Uma coisa é ser habitado pelo Espírito Santo; outra coisa é ser revestido com o poder do Espírito Santo.

Ainda em Atos 2.3, lemos o seguinte: “e foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles”.Olha que maravilha vivida pelos discípulos, uma ordem que foi dada e todos obedeceram, mas, cada um teve a sua experiência. Foi algo pessoal num ambiente coletivo. Olhe o texto: “línguas repartidas, como fogo” e sobre cada um pousou esse fogo.

Os discípulos estavam sendo cheios do Espirito Santo, pois na Palavra está escrito: “ele faz de seus ministros labaredas de fogo”. Esse é o desejo do Senhor para nossas vidas: que sejamos como labaredas de fogo. Somos Igreja, e precisamos estar inflamados, aquecidos, vivos, cheios do Espírito Santo de Deus. Quando eram apresentadas ofertas sobre o altar, só havia sentido se o fogo descesse. Então, não basta ter lenha e oferta, é necessário haver fogo! É necessário o revestimento do Espírito Santo.

Lucas 24.49 e Atos 1.8 repete a fala sobre o revestimento de poder. O que Jesus estava falando aos seus discípulos era que não existe cristianismo sem poder de Deus, e que a Sua Palavra é poder. Então, cheios do poder do Espírito Santo, anunciaram o Evangelho de Cristo com ousadia e intrepidez. E o Senhor foi acrescentando os que iam sendo salvos a cada dia. Se desejamos viver a mesma experiência da Igreja primitiva, precisamos ser cheios do poder do Espírito Santo.

Pra. Rosemary Barbosa