LIÇÕES

Devocional 27-11

27 de Novembro

Leitura bíblica: Salmo 119.67,71

Sempre cri que o nosso Deus é um Deus especialista em tornar maldição em bênção. Com o pecado de Adão e Eva, eles se afastaram de Deus e fugiram de Sua presença pela vergonha de terem pecado, desobedecido, e pelo medo da punição. Porém, Deus não foi pego de surpresa com essa ação. Ele sabia que havia a possibilidade de o Homem desobedecê-lo. Ele deu essa possibilidade a eles quando os criou. No entanto, Ele também já havia, desde a fundação do mundo, providenciado a solução para que Seus planos e Seus propósitos na vida do Homem fossem restaurados (“E adoraram o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” – Ap 13.8c). Com a desobediência, o homem pôde experimentar o amor de um Deus perdoador, que não tem prazer na morte do ímpio, mas que tem prazer em que ele se converta e viva (“dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?” – Ez 33.11).

Por isso, pôde o salmista expressar, no salmo 119 que, “antes” de ser afligido (pelo pecado e por suas consequências) ele andava em trevas. Mas, ao tomar conhecimento da Palavra que ilumina a alma do Homem (“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” – Salmos 119.105), do Evangelho da nossa salvação, e tendo nele crido, ele passou a conhecer e amar a Deus (“vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” – Ef 1:13). Então, ele admite que “foi bom” ter sido afligido, porque na sua aflição ele buscou a Deus e O encontrou, como diz as Escrituras (“O Senhor está convosco […] se o buscardes, o achareis […]” –  2ª Cr 15:2).

Enfim, Deus é soberano, e até mesmo o mal está sujeito à Sua soberania e, de alguma forma, coopera para o bem, para nos aproximar de Deus (“e sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” – Rm 8:28). Então, sejamos agradecidos pelas adversidades que nos sobrevêm, porque são através delas que nos achegamos a Deus.

Pr. Jorge Pitarelo