LIÇÕES

Devocional 28-06

28 de Junho

Leitura bíblica: 1Tessalonicenses 5

O estudo do contexto da Igreja primitiva mostra como havia uma expectativa intensa pela volta de Cristo. E, nas cartas aos Tessalonicenses, certamente, é onde se pode ver um exemplo mais claro a respeito disso. Paulo chegou ao ponto de confrontar os irmãos da igreja pelo fato de não estarem querendo trabalhar. A lógica era mais ou menos a seguinte: “se Jesus já vai voltar a qualquer momento mesmo, para que eu vou ficar esquentando a cabeça para trabalhar?”. Paulo teve que combater essa ociosidade, e chegou a dizer: “se alguém não quiser trabalhar, também não coma” (2Tessalonicenses 3.10). 

Nesse cenário, Paulo, no capítulo 5, está falando do Dia do Senhor e acerca do tempo e época em que isso irá acontecer. No contexto do capítulo, ser filho da luz representa duas coisas principais:

1) Ser filho da luz significa que não seremos pegos desprevenidos com o retorno do Senhor (1Tessalonicenses 5.1-6). A volta de Jesus será como o ladrão que vem à noite. Fisicamente, a luz traz proteção para nossa casa e nossa propriedade. Nós estamos acordados e atentos à invasão do ladrão. Espiritualmente, a luz traz revelação da obra de Jesus e seu retorno, que temos que estar vigilantes. Assim como na parábola das 10 virgens, existiam 5 prudentes e 5 imprudentes. Ser filho da luz é ter a revelação da promessa de Jesus e estar pronto para o momento em que isso acontecerá.

2) Ser filho da luz é ter a consciência da necessidade de estar sempre usando a armadura de Deus (1Tess 5.6-11). O trio de ouro citado por Paulo em 1Coríntios 13 aparece novamente: a fé, a esperança e o amor. Usando essa couraça e esse capacete, estamos fazendo aquilo que é essencial, aquilo que agrada a Deus. Nós, que somos do dia, precisamos praticar essas virtudes em nossa vida. E dessa forma, não é preciso temer: Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (5.9).

Na realidade dos Tessalonicenses, entendo que a mensagem deveria ser recebida da seguinte forma: Jesus vai voltar, mas trabalhe, viva sua vida normalmente, sem se esquecer do essencial. Na nossa realidade de hoje, essa expectativa não é tão latente. Então, talvez a mensagem para nós seja o inverso: Jesus vai voltar, e isso não pode ser esquecido.

Pr. Marcelo Barros