29 de Março
Leitura bíblica: Salmos 119.140
Poderíamos enumerar algumas práticas que se enquadram enquanto “Disciplinas Espirituais”, tais como: adoração; comunhão; esmolas e caridades; jejum; oração; leitura e estudo da palavra; dentre outras. Aqui, quero abordar uma dessas disciplinas: a leitura e estudo da Palavra, a partir do texto base da nossa devocional de hoje.
“Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima” (Salmos 119.140). Essa declaração do salmista diz muito a respeito do que eu quero compartilhar hoje com vocês. “Puríssima é a tua palavra”: ao lermos a Palavra do Senhor, ficamos maravilhados e admirados com a beleza e riqueza espiritual, cultural e contextual com que ela se apresenta. Ao lermos os salmos, parece estarmos lendo uma autobiografia sobre pontos de nossas vidas. O Salmo 139, por exemplo, sempre revela muito mais do que o texto me apresenta.
Ao lermos as cartas paulinas, nos deparamos com conselhos, exortações e encorajamentos que, por um instante, nos fazem pensar: “isso foi escrito para mim!”. No entanto, sabemos que essas cartas tinham destinatários em uma época e em um contexto bem diferente do nosso.
Dentre tantos outros exemplos que poderíamos aqui enumerar, quero destacar a pureza da “Palavra” em si, o simples fato de ler a Palavra já revela quão preciosa ela é.
“Por isso o seu servo a estima” (estima é o sentimento de carinho ou de apreço, afeição, afeto). A palavra “estima” me remete ao relacionamento; ou seja, ao estudo da Palavra. Agora, não estamos falando apenas de ler, de achar bonito. Queremos chamar a atenção para a profundidade e riqueza dessa palavra.
O apóstolo Paulo diz em Romanos 11.33-36, o seguinte: “ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”. Portanto, mais do que apenas admirar a Palavra, devemos estudá-la, examiná-la, pois nela encontramos palavras de vida eterna.
Então, leia a Bíblia, estude seus ensinamentos, pratique os mandamentos do Senhor, e sua vida vai mudar! João 6.68: “respondeu-lhe Simão Pedro: ‘Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna’”.
Wesley Garcia | Pastor