LIÇÕES

Devocional 29-05

29 de Maio

Leitura bíblica: Atos 5.42

Todos os dias eles iam ao templo e se reuniam de casa em casa. O foco dessas reuniões era ensinar e proclamar. O ensino nos fala de discipulado e a proclamação nos mostra que eles evangelizavam o tempo todo. Essa foi a dinâmica da célula desde o princípio: discipulado, evangelização e comunhão.

A célula é um ambiente favorável para que vidas sejam alcançadas e a comunhão seja estreitada. Ali, as pessoas aprendem a ter liberdade umas com as outras; passam a entender o problema que o outro está passando; aprendem a não julgar, e, passam a ajudar umas às outras. Assim, começam a viver o Evangelho de forma integral. Em Atos dos Apóstolos, os discípulos estavam vivendo o Evangelho em sua plenitude; havia comunhão, “e perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração” (Atos 2.46). A comunhão era vivida e o cuidado mútuo exercido, pois havia prazer em cuidar, tanto nos grupos pequenos, quanto um a um.

A igreja é um local de transformação, onde as pessoas são recebidas como estão, mas não permanecem do mesmo modo, pois são levadas a uma transformação de vida, aprendendo a ter uma nova conduta perante a sociedade e a Deus. A igreja tem a responsabilidade de dar bons frutos; porém, para que ela dê frutos de qualidade, ela deve estar debaixo da unção de Deus, pois é Ele que realiza o milagre de transformação de uma vida. A igreja que busca o crescimento saudável sabe que é necessário se colocar debaixo da vontade de Deus a todo tempo e em todos os momentos, para que Ele realize a obra através da missão da igreja.

O discipulado realizado por meio da célula, um a um, não deve ser visto apenas como um método ou uma ferramenta de aumento numérico da igreja. Mas deve ser compreendido como um meio essencial de evangelização, comunhão e consolidação de vidas, de forma que aqueles que passam a frequentar sejam levados a uma busca por um caráter igual ao de Cristo. 

Vamos juntos viver essa realidade, pelo poder do Espírito Santo. Amém!

Pr. Carlos Serafim