29 de Dezembro
Leitura bíblica: Mateus 2.1
Os Evangelhos contam a história de JESUS CRISTO, o filho de Deus. Cada um dos quatro livros nos concede um olhar, uma perspectiva de sua vida e obra. Eles foram escritos entre 55-65 d.C., com exceção do Evangelho de João, que foi escrito por volta de 70-100 d.C. O termo “evangelho” se traduz da palavra grega “euangelion”, que significa “boas novas”. Eventualmente, o significado se expandiu para incluir qualquer trabalho relacionado com o nascimento, ministério, sofrimento, morte e ressurreição do Messias, Jesus Cristo.
O Evangelista Mateus quase não escreveu detalhes sobre o nascimento real de Jesus. Seu breve relato nem mesmo identificou onde ocorreu o nascimento até depois do fato (Mateus 2.1). Mas, ele relatou dois fatos importantes: apesar de sua relutância anterior, José se casou com a grávida Maria. E, ele chamou seu filho de “Jesus” (a forma grega de Josué, que significa “Deus salva”), de acordo com a direção angelical de seu sonho. Em Lucas 1.38, Maria disse: “eu sou a serva do Senhor. Deixe estar comigo, assim como você disse”. Em Mateus 1.24, lemos que José “fez exatamente como um anjo da parte de Deus ordenou”.
Lucas 2.48-52 fala sobre Jesus com 12 anos no Templo. Seus pais preocupados perguntaram por que ele estava lá, ao invés de voltar para casa com eles. Jesus respondeu: “não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? (Lucas 2.49)”. “A casa de meu pai” claramente não significava “a casa de José”, e o texto implicava que José aceitou essa resposta sem protestar. Nem José nem Maria puderam ver na época a profundidade e a revelação daquelas palavras direcionadas por Jesus menino. Mas hoje, milhões, talvez bilhões de pessoas O adoram durante o Advento, porque dois humildes camponeses hebreus ouviram, creram e obedeceram.
O que Deus está fazendo em sua vida neste tempo de advento? Você neste tempo pode ser instrumento de Deus para que outros/as possam professar o Cristo da fé, que nasceu em uma estrebaria, foi crucificado em um madeiro, mas no terceiro dia ressurgiu dentre os mortos e é o Emanuel (Deus conosco). É importante lermos as escrituras e compreendermos toda a revelação de Deus a respeito do natalício do Messias.
Que Deus nos abençoe. Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!