29 de Dezembro
Leitura bíblica: Jó 10.8; Isaías 43.21
A Bíblia diz: mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pedro 2.9).
Em algumas igrejas na China, dão-se as boas-vindas a novos crentes dizendo: “Jesus, agora tem um novo par de olhos para ver, novos ouvidos para escutar, novas mãos com as quais ajudar e um novo coração para amar os outros”.
Uma razão pela qual você precisa estar vinculado a uma igreja é o cumprimento do seu chamado para servir a outros crentes de maneira prática.
O que acontece quando uma parte do seu corpo deixa de funcionar? Você adoece. O resto do seu corpo sofre.
Imagine se seu fígado decidisse começar a viver por conta própria: “eu estou cansado! Não quero mais servir este corpo! Quero um ano de folga, só me alimentando. Eu tenho de pensar no que é melhor para mim! Deixe que outra parte do corpo assuma”.
O que aconteceria? O seu corpo iria morrer. Hoje em dia, milhares de igrejas locais estão morrendo por causa de cristãos que não têm vontade de servir. Eles ficam assistindo de lado, e o corpo sofre.
Jesus foi categórico: “bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos (Mateus 20.28). Jesus veio para servir e para dar. Crescimento é para o ministério! Nós crescemos para nos doar.
A antiga comparação entre o mar da Galileia e o mar Morto ainda é verdadeira. O mar da Galileia é cheio de vida porque recebe água e também a escoa. No mar Morto, nada vive, pois, ao contrário do primeiro, não há saída de água.
Alguns dizem: “estou procurando uma igreja que atenda as minhas necessidades e me abençoe” , e não “estou procurando um lugar onde possa servir e ser abençoado”.
Um seguidor de Jesus maduro deixa de perguntar “quem irá alcançar minhas necessidades?”, e começa a perguntar: “as necessidades de quem eu vou alcançar?”
Rafaela Ramos Cirillo Viana