30 de Janeiro
Leitura bíblica: Hebreus 11:1
A palavra do Senhor, mais adiante ainda no livro de Hebreus, no verso de número seis, nos diz que “de fato, sem fé é impossível agradar a Deus”. Tendo em mente o quão fundamental é a fé na vida cristã, precisamos ter um entendimento claro e prático do que ela representa: “[…] a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem”.
Abraão recebeu uma palavra de Deus de que sua descendência viria de Isaque; logo, ao ter sua fé desafiada quando o próprio Deus o pediu para sacrificar seu único filho (por quem ele havia esperado por tanto tempo), ele se manteve firme, tendo a certeza de que poderia esperar pela sua descendência, sem se importar com o que poderia acontecer com Isaque. Independente da circunstância, ele creu que Deus cumpriria Sua palavra e era poderoso para operar um milagre se preciso fosse.
Noé também recebeu uma palavra de Deus de que um dilúvio viria, de que toda a Terra seria alagada e não seria mais possível ver terra seca. Ele estava convicto de que o dilúvio já era um fato consumado e creu sem duvidar. Ninguém na cidade acreditou quando Noé os tentou alertar; porém, ele escolheu crer mesmo sem ver um sinal sequer do que aconteceria.
A fé precisa ser obtida, e, como diz a palavra de Deus em Romanos 10.17: “’e, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo”. Nossa comunhão com Deus por intermédio da Sua palavra é o que nos irá conceder a fé que precisamos. É importante frisar que este é um processo que não tem fim. Quanto mais nos alimentamos da palavra, depois de obtermos a fé desejada, ela passa a ser aumentada. Imagine o que Deus tem para nossas vidas por intermédio de uma fé que não para de crescer!
Somos convidados agora a desejar essa fé, sabendo que, além de agradar a Deus, estaremos no tempo certo colhendo os frutos da melhor escolha que poderíamos fazer. A escolha de crer na Palavra de Deus para nossas vidas, assim como Abraão e Noé colheram.
Breno Nery | Líder da Célula Betel