LIÇÕES

Devocional 30-06

30 de Junho

Leitura bíblica: Atos 13.42-52

Paulo, após aceitar Jesus, se arrependeu de seus pecados e foi batizado. E, então, assumiu em seu coração o encargo do anúncio da salvação a todos, conforme o que o Senhor falara por Ananias: “vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos d’Israel” (Atos 9.15).

Quando Paulo e Barnabé estavam em Antioquia, a igreja orava e jejuava, e o Espírito Santo disse: “apartai-me Barnabé e Saulo para obra que tenho chamado”. Depois de ouvirem a voz do Espírito, impuseram as mãos sobre a cabeça de Paulo e Barnabé e se consagraram para fazer a obra para a qual Deus estava chamando. Então, eles foram enviados pelo Espírito Santo, desceram de Selêucia e dali navegaram para Chipre. Deu-se início as viagens missionárias. 

Quando eles chegaram a Salamina, anunciavam a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus e João Marcos estava cooperando com eles. Quando decidimos fazer do mundo nossa paróquia, não significa que será fácil, que não enfrentaremos dificuldades. Quando eles atravessaram a Ilha e chegando a Pafos, estando eles ali, encontraram um feiticeiro judeu, um falso profeta que causou problemas para Paulo e Barnabé. Este falso profeta, que se chamava Elimas, tentava de todas as formas impedir a pregação do Evangelho.

O que bem sabemos é que Paulo e Barnabé saíram para a missão de Deus debaixo da bênção e o Espírito Santo os tinha conduzido para aquele lugar. Então, Paulo cheio do Espírito Santo, olhou para Elimas, o falso profeta, e o chamou de “filho do diabo”, e questionou se o mesmo não cessaria de perturbar o caminho do Senhor. Declarou que a mão do Senhor era contra ele, e ficaria cego. Assim aconteceu com Elimas. (Atos 13.9-11). Este foi o primeiro milagre realizado por Paulo. Quando o procônsul viu o que acontecera a Elimas, creu na pregação do Evangelho.

Quando estamos em missão para Deus, tendo outros conosco, nem todos permanecem. João Marcos voltou para Jerusalém. Todos/as que têm o mundo como sua paróquia não desistem; permanecem firmes no propósito que o Senhor os chamou.

Paulo e Barnabé continuaram a viagem e, saindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia e passaram a ensinar na sinagoga e muitos gentios da região aceitaram o Evangelho. Paulo e Barnabé disseram aos judeus que eles pregariam a Palavra primeiro a eles, mas eles a rejeitaram. Então, eles voltaram para os gentios. E, com ousadia, declararam que Deus os mandou ser luz para os gentios, para que a salvação chegasse a todos, até os confins da terra.

Quando os gentios ouviram tal declaração se alegraram, e glorificaram a Deus, e todos que estavam ali receberam a bênção da salvação. A Palavra do Senhor foi divulgada por toda aquela província. Os líderes judeus da época ficaram com ciúmes e começou a perseguição, esses líderes expulsaram Paulo e Barnabé da cidade (Atos 13.50). Paulo e Barnabé sacudiram o pó dos pés e partiram para Icônio para continuar a missão.

Mesmo em meio às dificuldades, Paulo e Barnabé não abandonaram a missão e continuaram as suas viagens missionárias em todo lugar direcionados pelo Espírito Santo. Assim, a mensagem do evangelho foi pregada.

Pra. Rosemary Barbosa