30 de Junho
Leitura bíblica: Colossenses 3.8
No momento em que estamos com Jesus em nossas vidas, devemos deixar algumas coisas para trás. Das coisas que Ele cita, percebe-se o uso da palavra “torpe”. Torpe significa tudo aquilo que contraria ou fere os bons costumes, como palavrão, por exemplo. E, a partir do momento em que estamos em Cristo, quando tomamos a decisão de seguir uma nova vida, nós devemos deixar isso de lado.
Mas, falar é muito mais fácil do que fazer, pois você pode ter um hábito, que pode ser difícil de largar. Mesmo assim, creia que o Espírito Santo pode te ajudar. A partir do momento que você se entrega a Cristo, Ele lhe ajuda.
Em Provérbios 4.24 e 15.24, o autor escreve, respectivamente: “desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios”. E “para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo”. Então, podemos perceber, pelo ponto de vista bíblico, que não é da vontade de Deus que Seus filhos falem palavrões. Diante disso, há algumas dicas que podem ajudar a largar esse hábito.
A primeira dica é ler e meditar na Bíblia. A segunda dica é pedir ajuda ao Espírito Santo em oração. Não há como você vencer uma guerra sem a ajuda do Espírito Santo. Terceiro, se necessário, faça um propósito de consagração ao Senhor. Jejue por essa causa, pelo tempo que você conseguir. Consagre aquele momento a Deus e diga que está consagrando porque quer deixar aquele hábito de lado, e quer se aproximar do Senhor. Peça ajuda e reconheça a dependência que existe na sua vida pelo Senhor.
E, quarta e última dica é evitar de conversar com pessoas que falam muito palavrões. Procure conversar com pessoas que são cristãs, que têm hábitos que vão agregar alguma coisa positiva na sua vida. Sabemos que o cristão é chamado para ser sal da terra e luz do mundo. Então, ele tem que estar no meio do mundo para iluminar e para poder salgar o mundo. Mas, estar no meio do mundo não é participar nas mesmas coisas do mundo. É ser diferente, mesmo em um mundo em trevas.
Sabemos que o cristão é chamado para isso. Mas, num primeiro momento, evite o convívio com essas pessoas. Busque a simplicidade em Cristo, busque aquelas pessoas que já estão há um certo tempo na jornada cristã, que possam lhe edificar de alguma forma, que possam pronunciar coisas que vão te ajudar no seu crescimento espiritual.
Deus te abençoe neste dia!
Eugeniana Monteiro | Pastora