LIÇÕES

Devocional 30-09

30 de Setembro

Leitura bíblica: 1 Pedro 4.10-11

Além da aceitação da boa notícia da salvação e reconciliação, acolher o evangelho do nosso Mestre Jesus implica viver numa dinâmica diferente da que no mundo está posta. No Reino de Deus – construção inaugurada por Ele – o paradigma é o da partilha do pão, mas também do serviço mútuo. Servir mutuamente como bons despenseiros da multiforme graça de Deus, diz o apóstolo Pedro. E, praticar isso, num mundo onde as relações de serviço nos atravessam com sua concepção de mercado de trabalho, que classifica, gerando discriminação, competição, exploração e deixando de fora muitos necessitados/as, é um desafio.

Por isso, à comunidade cristã, o chamado é para uma mudança de mentalidade, bem como a disposição de corações voluntários, que possibilita uma diversidade de ações, oferecidas conscientemente, em reciprocidade, por amor. Assim, a proposta de Cristo é um antídoto contra a discriminação, evita a autossuficiência e a competição. Já que cada serviço é indispensável para o desenvolvimento do todo, isso nos livra da tentação de explorarmos, sobrecarregarmos o outro e, acima de tudo, faz-nos generosos e solidários.

Nesse sentido, penso que estar vinculado a um ministério na igreja local é uma maneira estratégica de colocar em funcionamento essa dinâmica individual e coletiva, que possibilita oferecer o amor. Servindo, em palavras e ações práticas, na comunidade, mas também e principalmente, num mundo carente de graça, como o que se apresenta no tempo em que estamos vivendo. 

Pr. Marcos Ferreira