31 de Maio
Leitura bíblica: João 15.1-16
Existe o fogo que fortalece e capacita. Mas, também existe o fogo que queima e destrói.
1) O fogo de Deus é para um fim proveitoso (v.16):
O versículo 16 deste texto diz que fomos escolhidos PARA irmos e darmos frutos. Ele está relacionado com o texto da promessa da descida do Espírito Santo, que diz que os discípulos seriam cheios de poder PARA serem testemunhas em todas as partes da terra. Ou seja, escolhidos e cheios para um propósito, uma missão.
2) Os ramos que não dão frutos são lançados ao fogo (v.6):
O ramo que se desconecta da videira é jogado fora e é queimado. Isto é, não é que Deus vai queimar a pessoa. Mas, podemos relacionar este texto com a parábola dos talentos. Lembre-se que, daquela pessoa que não usou o talento, até o que tinha lhe foi tirado. Portanto, é preciso fazer algo com aquilo que Deus nos dá.
3) Permaneça em Jesus. É através dEle que vem o poder e o fruto:
Já observou quantas vezes aparece a palavra “permanecer” neste texto? O fogo de Deus não pode ser uma experiência passageira. É preciso ter perseverança e firmeza de propósito. Em Cristo, vamos receber dessa “seiva”, deste poder. E, através dEle, vamos gerar frutos, e frutos que permanecem. Sem Ele, não poderemos fazer coisa alguma.
É preciso dar fruto, se não, viraremos lenha. Mas, não é preciso ter medo de ser queimado e virar lenha. Basta permanecer conectado na videira, e se colocar disponível para ser testemunha e para dar fruto.
Pr. Marcelo Barros