LIÇÕES

Devocional22-09

22 de Setembro

Leitura bíblica: Atos 19.11-20

O capítulo 19 do livro de Atos dos Apóstolos fala da vida cristã que começa na cidade de Éfeso. Esta cidade era muito importante, uma população mista. Paulo não vê isso como problema, mas como uma oportunidade para fundar a Igreja cristã em meio a esse ambiente multicultural.

Este texto afirma que o nosso Deus realizava milagres extraordinários por meio do apóstolo Paulo. Podemos entender que não era algo esporádico, mas constante. Percebemos que, quanto maior era dificuldade, fosse religiosa, política ou comercial, maior era operação dos milagres. O texto afirma que não era necessário Paulo tocar as vidas. Se apenas os lenços e aventais que ele usava passassem sobre os enfermos, as enfermidades fugiriam das vítimas e os espíritos malignos se retiravam.

O poder da presença do Senhor na vida de Paulo fazia o extraordinário acontecer. A presença de Deus em nossas vidas precisa fazer o extraordinário acontecer. O extraordinário só acontece na vida daqueles/as que têm intimidade com o Senhor Jesus.

Não há como copiar a santidade, nem colocar uma máscara de santidade. Os judeus que eram exorcistas ambulantes invocaram o nome do Senhor Jesus sobre a vida de pessoas possuídas por espíritos malignos, e não houve libertação. O Senhor não tem compromisso com quem não tem compromisso com Ele. Este texto traz uma verdade para nós: não basta apenas falar no nome de Jesus ou no nome de um de Seus/as servos/as. É necessário ter vida com Ele. Os sete filhos de Ceva tentaram vestir uma capa de santidade, mas só vestir a capa não produz resultado. Não gera poder.

Paulo tinha vida com Jesus. Ele não vestia capa de santidade, mas tinha uma vida de santidade. Ele era conhecido no céu pelo seu testemunho de vida diária. Era conhecido no inferno pelo poder do Espírito Santo que habitava nele.

Irmãos/ãs, precisamos ser conhecidos no céu, mas precisamos incomodar o inferno com o testemunho do poder do Espírito Santo que habita em nós. Quem veste capa de santidade é confrontado pelo inimigo e não tem resposta. Precisa fugir para não ser destruído.

O espírito maligno perguntou aos filhos de Ceva: “conheço Jesus e sei quem é Paulo; mas vocês, quem são?”. Ou seja, para viver o sobrenatural de Deus, temos que nos despir do velho homem e nos vestir de roupagens santas.

Que possamos exercer o poder que nos é concedido por obra e graça do Espírito Santo e experimentar o extraordinário de Deus em nossas vidas.

Rosemary Barbosa | Pastora