CAPACITAÇÃO PARA UM MINISTÉRIO RELEVANTE
(Lucas 1.80)
Deus sempre nos chama para desenvolver atos ministeriais relevantes. Contudo, a prosperidade ministerial é resultado de capacitação, disciplina e treinamento para que Ele mesmo nos use conforme Seu propósito e vontade. Considerando a vida de João Batista, proponho esta reflexão acera de princípios que o capacitaram para ser o grande instrumento de Deus que conhecemos.
CRESCIA E SE FORTALECIA EM ESPÍRITO. A Bíblia menciona que João era um menino. O problema não é ser menino, mas continuar sempre menino. Qual idade espiritual você daria a si mesmo? Em que nível de maturidade espiritual você se encontra? Reconheço que não é fácil responder esses questionamentos, mas o objetivo é que consigamos avaliar nosso progresso em santidade. A ação de Deus em nós é regulada pela nossa imaturidade. Deus sempre deseja colocar-nos em situações mais amplas, contudo, às vezes, não estamos preparados/as para isso. O crescimento e fortalecimento espiritual são percebidos quando decidimos colocar em prática tudo o que Deus nos ensina. É interessante quando o texto associa o crescimento de João com “fortalecimento espiritual”. tal destaque é relevante quando percebemos que muitas pessoas se esforçam para crescer em todos os demais aspectos da vida, como um curso de idiomas, pré-vestibular, academia (fisicamente), intervenções cirúrgicas para melhorar a condição de saúde, tempo saudável de diversão etc. Nossos esforços de crescimento e fortalecimento espiritual são tão intensos quanto o aperfeiçoamento da chamada vida secular? Quais medidas estamos priorizando para nosso crescimento e fortalecimento espiritual?
VIVIA NO DESERTO. Deserto é o lugar mencionado na Bíblia onde os maiores milagres aconteceram. Não é possível evitar o deserto na vida de um/a crente em Jesus que está disposto/a a desenvolver-se na tarefa de implantação do Reino de Deus. Na linguagem cristã, deserto tornou-se símbolo de problemas ou desafios; entretanto, paradoxalmente, é o melhor lugar para aperfeiçoamento espiritual, pois a escassez desse ambiente nos faz depender exclusivamente da ação de Deis. esse processo é inevitável para quem deseja conhecer a Deus profundamente. O deserto ensina o princípio da adaptação. No deserto não temos tudo o que queremos, forçando-nos a sermos ensináveis em qualquer situação.
“ATÉ” APARECER PUBLICAMENTE EM ISRAEL. um dia o ministério de João tornou-se público. Esse foi o resultado de quase trinta anos de crescimento e aprendizado. Não podemos desconsiderar que o objetivo de todo ministério que Deus cria é alcançar o mundo através do Evangelho de Cristo. A expressão “até” expõe o sentido de que tudo na vida de João foi desenvolvendo-se com a finalidade de fazê-lo estar pronto para ser usado por Deus. Ministérios relevantes são aqueles em que é possível dissociar a ação de Deus da nossa própria trajetória, pois acaba sendo um complemento natural da existência. João foi desenvolvendo-se “até” que a sua atuação tornou-se pública. O que você faz ou em que está envolvido/a hoje é uma preparação “até” que consiga cumprir a vocação de Deus em sua vida?
Bispo Bruno Roberto